O SQL Azure, que é o banco de dados da Microsoft nativo para nuvem, oferece compatibilidade se comparado com a maioria dos recursos do próprio SQL Server.
Ao utilizar essa plataforma, o usuário/empresa não precisará se preocupar com a manutenção/atualização dos recursos físicos e de software do SGDB, já que estes são hospedados e mantidos pela própria Microsoft.
Por também possuir alta disponibilidade (99,99%), mecanismos internos de otimização de performance e backup interno*, o SQL do Azure pode representar redução de custos significativos com a administração das bases e gerenciamento do ambiente. Isso permite ao usuário/empresa ter inúmeras bases de dados e apenas um único recurso de TI para gerenciá-las.
Este banco de dados é recomendado principalmente para empresas que desenvolvem aplicativos na nuvem, empresas com pouco recurso técnico e/ou físico nessa área de TI ou empresas que querem reduzir seus custos com banco de dados.
O database do Azure é vendido como um serviço, ao invés de ser uma licença. Hoje, um banco de dados com espaço de armazenamento de até 2GB, inicialmente tem um custo de aproximante R$ 20,05. Dentro do portal de administração, outros serviços/recursos podem ser incorporados a essa base (aumentando, também, o custo).
*Backup Interno: São backups feitos automaticamente (e sem custos adicionais) utilizando o recurso de armazenamento de redundância geográfica.
Fontes:
https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/sql-database/sql-database-automated-backups
https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/sql-database/sql-database-paas-vs-sql-server-iaas
https://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/details/sql-database/