Reconhecimento e Liberdade: os dois principais motivos que fazem um bom profissional pensar duas vezes antes de buscar uma nova oportunidade de trabalho.
Reconhecimento: faz o profissional se sentir uma peça importante dentro do processo produtivo da empresa. Não é somente a questão salarial que pode provocar esse sentimento dentro dos colaboradores, mas também dar feedbacks a eles. Bons profissionais tendem a fazer autocrítica e, com isso, os feedbacks contribuem para afirmar a importância desses profissionais e dar segurança (a ambas as partes) na continuidade do trabalho.
Liberdade: faz com que o profissional não se sinta um robô dentro de uma linha de produção. Essa liberdade sadia e democrática pode ser expressada de várias formas: dar ideias, dar sugestões, criar e decidir (quando o cargo em tese lhe permitir) ou, até mesmo, o simples fato de pagar uma conta ou ir à farmácia no horário do expediente quando isso for realmente necessário. Quando a liberdade promove melhoria pessoal e profissional, o resultado é um só: aumento da produtividade.
Existem outros fatores ou também situações esporádicas e inevitáveis que podem fazer um profissional buscar novas oportunidades, mas, zelar pelo reconhecimento e a liberdade já é um bom começo para quem manter seus talentos por perto.