Sabemos que, separadamente, as áreas de Recursos Humanos (RH) e a de Tecnologia da Informação desempenham papéis importantes dentro de uma organização.
Em resumo, o RH atua como elo entre a empresa e os funcionários buscando atender os anseios de ambas as partes. A TI, por sua vez, tem como objetivo fornecer ferramentas para melhorar o desempenho das áreas na empresa.
Sendo assim, o RH, entre tantas outras atribuições, deve estar atento ao dinamismo do mundo da TI buscando sempre disponibilizar um ambiente de trabalho que: estimula a criatividade; auxilia na reciclagem do conhecimento; demonstra reconhecimento pelas atividades realizadas em favor da empresa.
Por sua vez, a TI pode colaborar com o RH criando e/ou disponibilizando funcionalidades para organizar, automatizar e agilizar o dia a dia do RH. Através de plataformas como Nerdin e o Linkedin, o Recrutador consegue divulgar suas vagas, alcançar mais rapidamente os candidatos, entrar em contato, criar agendas, aplicar testes, receber feedback, criar a própria base de colaboradores, aplicar avaliações periódicas, ter acesso rápido ao histórico, resultados e gráficos dessas operações, entre outras funcionalidades. Com isso, o RH pode centralizar suas ações em uma única ferramenta, evitando a utilização de diversos meios (papel, planilhas, etc.) para controle dos candidatos/funcionários. Além disso, é claro, também cabe à TI prover uma infraestrutura de qualidade (equipamentos, internet, entre outros itens).