Recentemente, a Microsoft disponibilizou o SQL Server 2019 Preview. Neste post vamos destacar as principais funcionalidades que foram incorporadas a essa nova versão.
Se comparada as versões anteriores, ela oferece:
Big Data
Aperfeiçoando as funcionalidades, ele oferece elementos de um data lake - o HDFS (Hadoop Distributed File System), o Spark e as ferramentas analíticas - totalmente integrados ao SQL Server - pode ser implementado usando contêineres do Linux em cluster gerenciado pelo Kubernetes.
Virtualização de dados
Na versão anterior (SQL Server 2016), o PolyBase permitia a execução de uma consulta T-SQL dentro do próprio SQL Server para extrair os dados do Hadoop e devolvê-los em formato estruturado (tudo isso sem precisar mover ou copiar os dados). Agora, esse conceito de virtualização de dados foi expandido para mais fontes de dados como: Oracle, Teradata, MongoDB e outros SQL Servers.
Objetos de Sistemas
Ainda não documentado, mas constatado na versão preview do SQL Server 2019, ao menos 50 novos objetos de sistemas foram incluídos entre eles: tabelas, functions e procedures que auxiliarão ainda mais o DBA no monitoramento da estrutura do servidor, bases e dos processos em execução para facilitar suas tomadas de decisão.
Variáveis Tabela
Com muitas limitações de performance por não ter alocação física, índices, entre outros recursos, as variáveis do tipo tabela ganharam uma turbinada no seu plano de execução para garantir mais performance, principalmente quando usadas com filtros, joins e/ou ordenações.
Performance
Além da já citada melhoria nas variáveis tipo tabela, o SQL Server criou novos recursos para otimizar a porformance. Dentre eles, objetos que retornam um feedback mais preciso das paginações (tabela, índices ou partições), estimativa de compressão de índices columnstore além de uma estimativa de desempenho de consultas (query) por compatibilidade de versão do SQL.
Outro aprimoramento importante foi na concessão de memória para execução de uma query: até então, o SQL Server 'deduzia' e alocava uma quantidade de memória para que uma query fosse executada. Porém, o SQL Server as vezes subestimava a query e ficava com pouco recurso alocado durante a execução. Agora ele consegue, em tempo de execução, alocar mais memória se necessário e, com isso, processar mais rapidamente a query.
Incluído também o suporte específico ao UTF8 através de collations terminados em 'SC_UTF8', como, por exemplo, o Latin1_General_100_CI_AI_SC_UTF8. Se o seu ambiente não tem a necessidade de armazenar informações UNICODE (UTF-16: nvarchar o nchar), vale essa dica pois poupará espaço de armazenamento e também performance do banco de dados.
Linux
Para o SQL Server no Linux, foram adicionadas transações distribuídas, replicação, Polybase e Machine Learning Services.
Mensagens
As mensagens de sistemas - erros, alertas, etc. -, que ficam na tabela sys.messages, foram evoluídas e também novas mensagens, para novos recursos, foram adicionadas.
O SQL Server 2019 vem aí e promete muito. Se quiser testar os novos recursos da versão preview, pode baixar através do link: https://www.microsoft.com/en-us/sql-server/sql-server-2019
Referências:
https://www.microsoft.com/en-us/sql-server/sql-server-2019
https://www.microsoft.com/en-us/evalcenter/evaluate-sql-server-2019-ctp
https://www.brentozar.com/archive/category/sql-server/sql-server-2019/
https://www.baboo.com.br/windows-server/microsoft-sql-server-2019-preview-disponivel/
https://www.mssqltips.com/sqlservertip/5710/whats-new-in-the-first-public-ctp-of-sql-server-2019/
https://www.dirceuresende.com/blog/sql-server-2019-lista-de-novidades-e-novos-recursos/
https://cloudblogs.microsoft.com/sqlserver/2018/09/24/sql-server-2019-preview-combines-sql-server-and-apache-spark-to-create-a-unified-data-platform/