A Microsoft mergulhou de vez no universo do armazenamento de grandes volumes de dados (estruturados e não estruturados) para auxiliar, de maneira eficaz, as empresas na obtenção de insights que as levam na tomada das melhores decisões e direções de seus negócios.
Com as vantagens de segurança, custo e alta disponibilidade da nuvem, o Azure SQL Data Warehouse permite a execução rápida de consultas complexas que envolvem petabytes de dados. O big data do SQL Data Warehouse pode ser gerado à partir de várias fotes de dados. Com o auxílio do Azure Data Lake, fontes como MS Office 365, Bing, Apache Spark (Hadoop) e o U-SQL também poderão ser usadas na construção desse big data.
Após a definição das fontes, o mecanismo de PolyBase permitirá ao Analista DBA, Cientista de Dados ou qualquer outro profissional, o uso de consultas T-SQL para trazer os dados para o Data Warehouse, simplificando a vida principalmente de quem já é ambientado com o SQL Server.
Como o SQL Data Warehouse utiliza estrutura relacional e colunar de armazenamento, tal formato permitirá a redução considerável dos custos de armazenamento além da melhora na performance das consultas. Vale a pena conferir.