Durante o mês de agosto deste ano, uma filial japonesa da Microsoft experimentou uma jornada de trabalho de 4 dias por semana. No geral, a produtividade por funcionário cresceu em 40% se comparada ao mês de agosto de 2018.
Como funcionou?
Cerca de 2.300 funcionários puderam folgar toda sexta-feira durante o mês de agosto, sem redução de salário ou qualquer outro desconto.
Para otimizar o tempo, muitas reuniões foram reduzidas (máximo de 30 minutos), canceladas ou feitas remotamente.
E o resultado?
Segundo o relatório apresentado pelo CEO da Microsoft no Japão, Takuya Hirano, os principais destaques foram um aumento de 40% na produtividade.
Os custos também baixaram, com diminuição de 23% no consumo de eletricidade e 59% em páginas impressas.
A avaliação interna também foi positiva. No total, 92,1% dos funcionários aprovaram o experimento.
Ainda sobre essa redução na jornada de trabalho, Hirano comentou: "Quero que os funcionários pensem e experimentem como obter os mesmos resultados com 20% menos tempo de trabalho. Trabalhe um pouco, descanse bastante, aprenda muito. É necessário ter um ambiente que lhe permita descobrir seu propósito na vida e como causar um impacto maior no trabalho".
Outros testes dessa mesma natureza feitos no passado e por outras empresas também tiveram êxito. Porém, analistas temem que a longo prazo as empresas passem a reduzir o salário dos funcionários por conta da carga horária menor e, com isso, a competitividade e produtividade venham a cair.
Por enquanto, a Microsoft não anunciou novos testes em outras filiais. Mas já pensou se a moda pega?
Fontes:
https://www.falagm.com/artigo/
microsoft-adota-jornada
-com-quatro-dias-de-trabalho-por-semana