Uma das consequências do covid-19, foi o aumento das vagas Home Office. E, com a área de Tecnologia da Informação (TI), isso não foi diferente.
Se compararmos, por mês, a quantidade de vagas de 2019 com o mesmo período de 2020, veremos que houve um crescimento de mais de 1.000% nesse tipo de demanda. Essa diferença fica mais evidente a partir do mês de março/2020, momento em que começaram as medidas de isolamento social no Brasil.
A TI, além de ajudar a criar e aprimorar ferramentas que possibilitam o trabalho remoto, é uma das áreas que mais podem usufruir dessa modalidade de trabalho. Tecnologias como VPN, TeamViewer, GIT, TFS, Microsoft Teams, MS Project, Skype, entre outras, permitem, mesmo que à distância, a fácil comunicação entre integrantes de uma mesma equipe e a execução eficaz de todas as etapas de um projeto digital. Aliando essas tecnologias à disciplina é possível ter, ainda, um ganho na produtividade e diminuição dos custos, pois não haverá necessidade de deslocamentos, interrupções ou distrações comuns nos ambientes de trabalho, entre outros aspectos.
Agora, fica a dúvida: O trabalho Home Office será um efeito colateral passageiro ou uma tendência de mercado?
Fontes:
https://www.nerdin.com.br/vagas