Da mesma forma que questões pessoais podem colaborar para a saída de um profissional do atual ambiente de trabalho, tenho que a ingratidão talvez seja o maior motivo que afasta um talento de uma empresa. Exemplifico.
O não reconhecimento de um trabalho bem feito, o tratamento do recurso humano com indiferença ou até mesmo o foco apenas nos pontos negativos são situações que vão minando as expectativas de crescimento que o empregado tem junto à empresa. A frustração gerada pela ingratidão acaba se transformando em motivação ou até mesmo em sentimento de vingança para que o empregado comece uma busca por novas oportunidades e, no mínimo, passe a repensar suas atitudes dentro do atual ambiente de trabalho. Em situações não muito incomuns, o empregado acaba criando um pré-conceito de que esse é o comportamento padrão dos seus comandantes ou da empresa e, a partir daí, acaba contaminando negativamente o ambiente de trabalho e prejudica a produtividade.
Por isso, todo feedback é bem-vindo. Recentemente, escrevi um artigo “Como Reter Talento” do qual trato algumas das principais situações que colaboram para manter um bom profissional dentro da empresa. Lembre-se que a falta de uma engrenagem, uma engrenagem com problema ou uma nova engrenagem que ainda não foi “amaciada” pode reduzir toda uma linha de produção.